terça-feira, 27 de julho de 2010

Origem dos Moteis

A combinação das palavras motor e hotel = motel identifica o tipo de empreendimento de hospedagem desenvolvido para atender às necessidades dos viajantes nas rodovias.
Segundo Sparrowe (2003), "Durante as décadas de 1920 e 1930, os automóveis com preços acessíveis à classe média proporcionaram a expansão de um segmento do mercado de hospedagem. Muitos americanos passaram a utilizar as estradas para viajar e optavam por passar a noite em alguns dos primeiros motéis, um conjunto de cabines separadas denominadas auto courts ou cabines turísticas.
Após a Segunda Guerra Mundial, a maior disponibilidade de automóveis e a implantação do novo sistema de estradas interestaduais possibilitou que um número sem precedentes de pessoas viajasse com facilidade.
Essas pessoas geralmente precisavam de pouca coisa, além de um local para tomar banho, dormir e comer (se não existissem restaurantes por perto).
A combinação das palavras motor e hotel = motel indentificava o novo tipo de empreendimento de hospedagem desenvolvido para atender às necessidades desses viajantes.
Enfim, os motéis também denominados motor inns, motor courts ou motor lodges, brotaram ao longo das principais estradas, perto de aeroportos, de centros de convenções e das interligações das rodovias interestaduais.
Hoje, nos Estados Unidos os motéis servem ao mesmo propósito que no passado: acomodações simples para passar a noite, localizadas ao longo das rotas dos destinos."
No Brasil, os motéis adquiriram a característica de meios de hospedagem para encontros de casais, além da hospedagem de viajantes. Nós brasileiros temos hábitos diferentes dos americanos quando se trata de viajar de automóvel. Costumamos sair bem cedo para viajar durante o dia, não parando para dormir, exceto quando a distância a ser percorrida é muito extensa.
O hábito brasileiro de viajar de dia tem dois motivos, a economia da hospedagem e a falta de segurança nas estradas do Brasil, o que não ocorre nos EUA, onde as estradas são perfeitas, bem sinalizadas e o custo da hospedagem é bem mais acessível.


Vera Rolim

Nenhum comentário:

Postar um comentário