domingo, 18 de julho de 2010

Alimentos e Bebidas na Hotelaria Hospitalar

A implantação dos conceitos de hotelaria hospitalar nas rotinas de um hospital aparece como uma ferramenta na busca de diferenciais na competitividade entre os hospitais particulares.

O cliente da saúde, ao avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelo hospital, não tem conhecimento técnico médico-assistencial para emitir opinião abalizada.

Devido esse desconhecimento, os aspectos de estrutura, arquitetura, rapidez e eficiência no atendimento, cortesia dos funcionários são mais fáceis de serem notados do que procedimentos de segurança assistencial, como atendimentos de pronto socorro, higienização adequada, controle de doenças infecto-contagiosas e etc..

Ao serem detectadas essas características no perfil do cliente da saúde, o setor de Alimentos e Bebidas tem muitas de formas de agregar valor ao produto hospitalar. A apresentação apetitosa dos pratos, temperatura adequada, sabor envolvente e rapidez no serviço, pode ser o principal vínculo para que se sinta acolhido e cuidado.
Todos esses aspectos aliados a uma política de compras do setor de suprimentos, preservando a qualidade, privilegiando, na medida do possível, alimentos orgânicos, com aparência saudável e íntegra, e um tempo de preparo adequado, nos remetem às condições propícias para um pleno restabelecimento da saúde do paciente.

A migração dos serviços oferecidos pela hotelaria tradicional para a hotelaria hospitalar, como o room service, restaurantes, bares, eventos podem ser uma fonte de renda alternativa e complementar para o hospital que descobre a figura do acompanhante como cliente potencial. O acompanhante devido às suas boas condições de saúde, inércia pela vigília ao seu doente, estresse pela tensão e ao confinamento ao hospital, torna-se alvo fácil de pratos apetitosos, restaurantes tranqüilos, piano bar aconchegante, repletos de pessoas na mesma situação, trocando experiências e dores.

Contornando as resistências inerentes a todos os tipos de mudanças, a hotelaria hospitalar vem como uma aliada, trazendo organização, disciplina, controle e leveza ao ambiente hospitalar.

Um comentário:

  1. Genial!!!Ponto importantíssimo!!! Talvez acabe com o senso comum de que comida de hospital é muito ruim!

    ResponderExcluir