domingo, 15 de agosto de 2010

Maxim´s de Paris - A elegância contraditória


No final do século XIX, no local onde hoje está instalado o restaurante, existia uma sorveteria de um napolitano, homem com uma grande visão de política futurista, mas péssimo psicólogo de massas, em uma França ressentida por inúmeras guerras contra os germânicos durante séculos. No dia 14 de Julho de 1890, feriado nacional da França, ele teve a péssima idéia de decorar sua sorveteria com bandeiras de países de toda Europa...inclusive a Alemã. O povo francês, que frequentemente se esquece da palavra fraternité em sua bandeira, revoltado, destruiu todo o estabelecimento do napolitano que sonhava com um continente unificado...
Sem alternativas e desolado, colocou seu bem localizado imóvel, à venda.
Eis que, um barman, Máxime Gaillard, e seu amigos, procuravam um local para vender comida barata para operários e  cocheiros e fecharam negócio. Após um ano, Máxime faleceu deixando um seguro de 100.000 francos para seus agradecidos sócios que colocaram seu nome para homenageá-lo.
Assim, quase sem querer, nasce em 1893, o Maxim´s, ícone da gastronomia francesa.
Um grupo de jovens milionários excêntricos resolveu eleger o restaurante para suas reuniões, tornando-o um local frequentado por lindas mulheres de conduta duvidosa, aristocratas e escritores. Nesse momento iniciava timidamente a Belle Époque, que foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus.
Artistas famosos, a realeza européia e milionários do mundo todo, obrigatoriamente frequentaram esse restaurante. Personagens como: Greta Garbo, Santos Dumont, Cartier, Brigitte Bardot (que escandalizou na década de 70, ao chegar para jantar descalça), fazem a história e assinam o livro de ouro desse local.
Em 1992, um príncipe árabe e seus convidados, fecharam o restaurante para a noite da véspera de Natal.
Dois seguranças carregavam dois sacos que, após a ceia, depositaram sobre as mesas. Os sacos continham relógios de ouro cravejados de diamantes, brilhantes, rubis...que presentearam os convidados num cenário das Mil e Uma Noites...essa é apenas uma das histórias do lendário Chez Maxim´s...



Nenhum comentário:

Postar um comentário