quinta-feira, 23 de junho de 2011

"Dois garçons circunspectos, mudos, acostumados a ver de tudo e a esquecer tudo o que viram"

            
             Trinta e cinco anos depois de Monsieur Boulanger servir seu primeiro prato de sopa restaurador, mais de 500 restaurantes inauguraram em Paris. Logo começaram a se especializar. Um, famoso por seu Bacalhau ao Alho, outro pelas entradas trufadas, mas Henneveu por causa dos "misteriosos quartinhos privativos no quarto andar da sua casa", escreveu Brillat-Savarin. Esses quartinhos encurtavam a distância entre os prazeres da boa mesa e outros prazeres. Essas salas íntimas nos restaurantes serviam como locais de encontro para os homens e suas amantes.
             O amor afeta o apetite. Algumas pessoas comem mais quando estão apaixonadas e outras comem muito menos. Os amantes olham-se nos olhos enquanto comem cuidadosamente. Existe uma consciência constante do próprio corpo e de seus processos. Comer é muito privado, muito pessoal, muito intensamente físico. 
             E os restaurantes prosperam graças ao amor!
             Bons garçons, nos restaurantes que os amantes adoram, sabem cuidar de seus romances, oferecendo-lhes uma acolhida docemente paternal. Observam enquanto eles riem, mantendo seus copos sempre cheios de vinho. Há uma certa segurança para os amantes que comem em publico: eles estão em território neutro.


A Vida Sexual dos Alimentos
Bunny Crunpacker 

Nenhum comentário:

Postar um comentário