sábado, 11 de junho de 2011

"Carne delicada e saborosa que fica no dorso das aves, logo acima do uropígio. Literalmente: os-tontos-deixam-na-aí"







"O Galo da Índia- ou Peru - aclimatou-se de tal forma na França, que se tornou um animal totalmente indígena, e o mais sólido ornamento de nossos galinheiros. Se os Perus tivessem se tornado raros e caros, teríamos nos incomodado muito mais, porque é realmente uma excelente ave. Mas tornou-se tão comum que ninguém ousa mais apresentá-la numa mesa opulenta, a menos que provenha de Périgord, recheado com várias libras de trufas. Dos Perus nascidos por aqui e privados desse acompanhamento só se fala com desprezo..."


"Um Ganso assado é considerado mais plebeu ainda que o peru; e mesmo que venha diretamente de Aleçon, mesmo que pese cinco quilos, mesmo que seja delicado, a vaidade se obstinará em expulsá-lo de uma mesa opulenta. O anfitrião sem duvida choraria secretamente se tivesse que serví-lo, mas se submeteria, tal o poder absoluto dos preconceitos, mesmo sobre a classe que, por sua fortuna, seu berço ou sua educação deveria mostrar-se a menos submissa."


"Embora o Frango seja considerado o assado mais vulgar que pode proporcionar o galinheiro, ele não é de desprezar, e muitos Gastrônomos preferem-no a essa multidão de aves raras, cujo mérito, com frequência, é sua própria raridade e a vantagem de vir de longe e a um alto preço. A maioria dos homens só valoriza as coisas pela opinião que se tem delas, e pela medida da celebridade, bem ou mal adquirida, de que desfrutam."


"O Pombo é um alimento ao mesmo tempo são e agradável e muito precioso porque disponível durante o ano todo, pois esse animal, quase tão quente quanto o coelho em seus amores, empenha-se continuamente em sua reprodução, e põe cerca de seis vezes por ano."


Fragmentos do Manual dos Anfitriões de Grimod De La Reynière.




Nenhum comentário:

Postar um comentário