segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Regime de engorda... do livro " A Fisiologia do Gosto" de Brillat-Savarin ( 1755-1826)

Da Magreza

Existem dois tipos de magreza...para as doentias não há remédio, ou melhor, é preciso que a medicina se ocupe delas, e o tratamento poderá ser tão longo quanto demorada será a cura.

Mas, para as mulheres que nasceram magras e não obstante tem o estômago bom, não vemos por que seriam mais dificeis de engordar que as galinhas; e se isso requer mais tempo, é que as mulheres tem o estômago comparativamente menor, e não podem ser submetidas, como essas devotadas aves, a um regime rigoroso e minuciosamente executado.

Essa comparação foi a mais suave que pude encontrar; eu precisava de uma, e estou certo de que as damas a perdoarão, tendo em vista as louváveis intenções com que este capítulo é redigido.

Toda mulher magra deseja engordar: é um desejo que recolhemos mil vezes...
Todo segredo para engordar consiste num regime adequado: basta comer e escolher bem os alimentos.
Portanto, trata-se apenas de indicar a maneira como devem se alimentar os que desejam arredondar suas formas; e essa tarefa não pode ser difícil, depois dos diversos pricncipios que já estabelecemos.
Para resolver o problema, cumpre apresentar ao estômago alimentos que o ocupem sem fatigá-lo, e aos poderes assimilativos materiais que eles possam transformar em gordura.
Procuremos traçar a jornada de um silfo ou de uma sílfide que tem vontade de se materializar.

Regra Geral: comer muito pão fresco, feito no dia, sem desprezar o miolo.
Antes das oito da manhã, e na cama, se for o caso, tomar uma sopa engrossada com pão ou macarrão miúdo, não em quantidade demasiada, a fim de que seja digerida rapidamente; ou se quiserem, uma xícara de bom chocolate.
Às onze horas, fazer um almoço com ovos frescos, mexidos ou estalados, empadas, costeletas ou o que se preferir: o essencial é que haja ovos.
A xícara de café não prejudica.
A hora do jantar será regulada de maneira que a refeição anterior esteja digerida no momento em que se vai para a mesa; pois estamos costumados a dizer que, quando a ingestão de uma refeição invade a a digestão da precedente, há problemas.
Após o almoço convém fazer um pouco de exercício:  os homens, apenas se sua ocupação o permitir, pois acima de tudo o dever; as damas irão ao bosque de Boulogne, às Tulherias, à sua costureira, ao seu comerciante de moda, aos magazines de novidades e às casas das amigas, para falar do que tiverem visto. Temos certeza de que tal conversa é eminentemente medicamentosa, pelo grande contentamento que a acompanha.
No jantar, sopa, carne e peixe à vontade, acompanhados de arroz, macarrão, tortinhas doces, cremes, bolo de amêndoas, etc.
Como sobremesa, pães de ló de Savóia, pudins e outras iguarias contendo fécula, ovos e açúcar.
Beber cerveja preferencialmente, ou então vinhos de Bordeaux ou do Sul da França.
Evitar os ácidos, com exceção da salada, que é boa para o coração. Comer com açúcar as frutas...
Convém não tomar banhos muito frios e procure respirar de tempo em tempo o ar puro do campo; comer muita uva na estação.
No baile, não se extenuar à força de dançar.
Procure deitar por volta das onze da noite nos dias comuns, e não mais tarde que uma da madrugada nos dias extras.
Seguindo esse regime com exatidão e coragem, em breve terão sido reparadas as distrações da natureza; haverá ganhos na saúde e na beleza; o prazer virá tanto de uma como da outra, e sinais de reconhecimento ressoarão agradavelmente nos ouvidos do professor.
Engordamos os carneiros, os bezerros, os bois, as galinhas, as lagostas, as ostras, donde deduzo essa máxima geral: "Tudo o que come é capaz de engordar, contanto que os alimentos sejam cuidadosa e convenientemente escolhidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário